Projetos

Crami Cultural 2ª Edição

Pelo segundo ano, em 2016, o Crami promoveu o projeto Crami Cultural. A proposta foi uma continuidade das ações de educação social iniciadas no ano anterior, que tem o objetivo de garantir às famílias atendidas pela instituição o acesso à cultura e a bens culturais e de lazer por meio de visitas a espaços culturais e pedagógicos, oficinas experimentais, vivências artísticas, espaços e momentos de lazer em família.
O projeto aconteceu de 06/07 a 14/12, encerrando com a Festa de Natal para as famílias. Ao todo foram 16 passeios a espaços culturais e a realização de 12 oficinas para as famílias e adolescentes. Abaixo, os links dos trabalhos realizados, incluindo as músicas produzidas pelos adolescentes na Oficina de Composição e Gravação Musical.

Os recursos utilizados são provenientes da destinação do imposto de renda feito por empresas e indivíduos, mediante aprovação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Campinas

 

Trabalhos realizados no Crami Cultural 2

Confira agora algumas músicas gravadas pelos adolescentes para o CD Imaginação Amigos do Crami.

“Na vontade de repensar o mundo, de ressignificar a vida e transformar o universo humano em linguagem artística, a expressão musical nos tocou… característica essa que buscou traduzir para fora o que está dentro de suas leituras de mundo, esse sentimento de pertença durante os encontros permitiu criar lugares e novos caminhos.”

O CD “Imaginação Amigos do CRAMI” nasce das oficinas culturais do projeto CRAMI Cultural em 2016, contou com a parceria do grupo Função Original que atua em ações com a música através de projetos sociais.

A metodologia se deu nas seguintes etapas:

  • Sensibilização do tema
  • Escrita e composição
  • Melodia e construção de beats
  • Ensaios e Gravação

Todo o processo aconteceu na própria instituição com a estrutura de um home Studio móvel.

Público-alvo: Crianças, adolescentes e jovens.

Amizade (Yasmin, Rafaela e Gabo Vieira)

Mulheres (Gabi Vieira)

Correr atrás do sonho (David)

 

Projeto Crami Cultural 1ª Edição

O projeto “CRAMI CULTURAL” foi realizado entre 04 de novembro e 18 de dezembro de 2015. Viabilizado com recursos da destinação do imposto de renda, famílias e adolescentes atendidos pela instituição visitaram 15 espaços culturais,
favorecendo o processo de vinculação com o Crami e, consequentemente, o trabalho de rompimento da violência doméstica. Após os passeios, os adolescentes tiveram oficinas socioculturais diversas, no espaço da Instituição, com monitores, no intuito de construir o documentário (audiovisual) relatando as experiências do projeto e fazer uma avaliação das vivências de cada um.

Doadores do Imposto de Renda 2014/2015

  • Unimed Campinas
  • Mogiana Alimentos
  • Giane Alves
  • José Tadeu Seganti Santomauro
  • Luis Norberto Pascoal
  • Paulo Roberto Antunes de Godoy
  • Ronaldo Fontes Cintra
  • Sérgio Benedito Ferrara.

O Crami Campinas agradece a confiança em nosso trabalho.

Ampliar o acesso dos grupos de educação social a espaços culturais e, dessa forma, qualificar a convivência familiar e comunitária dos assistidos, bem como resgatar sua identidade, seu direito a fazer escolhas e favorecer o respeito à diversidade de expressão cultural. Com esse objetivo, o CRAMI desenvolveu o projeto Crami Cultural nos meses de novembro e dezembro de 2015.

Como resultado desse projeto, além das vivências dos participantes, uma publicação foi produzida com todas as visitas aos espaços culturais, bem como um documentário registrando as impressões dos educandos.

Os recursos utilizados são provenientes da destinação do imposto de renda feito por empresas e indivíduos, mediante aprovação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Campinas.

Veja aqui a publicação

Local           Cidade              Data
Navegação Fluvial Médio Tietê – Barra Bonita – SP – 04/11
Trem “Maria Fumaça” – Campinas/Jaguariúna – SP – 06/11
Aquário de Santos e Bonde funicular – Santos – SP – 10/11
Parque Turma da Mônica – São Paulo – SP – 12/11
Catavento Cultural – São Paulo – SP  – 17/11
Pet ZOO – Cotia – SP – 18/11
Projeto Commune Coletivo Teatral – São Paulo – SP – 24/11
Museu da Língua Portuguesa e Pinacoteca de SP – São Paulo – SP – 27/11
Zoológico de Americana – Americana – SP – 01/12
Museu do Futebol e Parque Ibirapuera – São Paulo – SP – 04/12
Festa Cultural  – Hortolândia – SP – 10/12
Pontos de Cultura – Campinas – SP – 14 e 15/12

Deixe uma resposta