Pote das Galáxias e passeio ao Bosque dos Jequitibás marcam últimas edições do Fazendo Arte

As oficinas Fazendo Arte têm como objetivo trabalhar a relação de cuidado entre adultos e crianças por meio da arte. Nos meses de julho e agosto, a comissão de funcionários do CRAMI que elaboram as oficinas promoveram encontros no Bosque dos Jequitibás, no mês das férias, e neste mês o “Pote das Galáxias”.

“A construção do Pote das Galáxias permitiu que adultos e crianças pudessem criar sua micro galáxia e, a partir disso, foi possível não só trabalhar a criatividade, mas conversar sobre o tempo, o espaço, o afeto e o cuidado. A iniciativa também possibilitou que os adultos resgatassem sua infância”, explica a psicóloga Fabiana Belintani. A oficina aconteceu na parte da manhã e da tarde e atraiu mais de 30 pessoas.

O passeio ao Bosque dos Jequitibás buscou valorizar a convivência familiar e comunitária e já se tornou um evento tradicional do Fazendo Arte no mês de julho. As famílias visitaram o Museu de História Natural, o Aquário, o zoológico, participaram de brincadeiras como pular corda e pintura no rosto e ainda puderam curtir o piquenique. “Este ano tivemos a participação voluntária da professora de dança da Unicamp Mirela Campos do Amaral, que trabalhou o respeito ao corpo, a questão dos limites em tocar o outro e o conhecimento do próprio corpo”, conta Fabiana.

Outra atividade do dia foi a confecção de um painel com elementos da natureza. Crianças e adultos andaram pelo bosque e pegaram folhas, sementes, galhos para a construção desse painel coletivo. “Foi um dia bastante gostoso que proporcionou muita brincadeira e interação entre as crianças e seus responsáveis”, avalia a psicóloga. O evento de férias aconteceu na manhã do dia 16 de julho e atraiu cerca de 60 pessoas.