Ritmos brasileiros, maracatu e muita música marcam visita a Piracicaba

O CRAMI Campinas promoveu, na sexta-feira, 15 de junho, a Oficina de Ritmos Brasileiros, na cidade de Piracicaba. A atividade foi destinada aos adolescentes assistidos pelo CRAMI e contou com a parceria do músico Tony Azevedo.

A equipe técnica da instituição e os jovens chegaram ainda pela manhã, conheceram o Espaço Cultural Bloco da Ema, e em seguida foram para o Largo dos Pescadores, para o início da atividade.

Lá, os participantes receberam as instruções e cada um ficou com um instrumento. “Do ponto de vista educativo, acredito que tocar coletivamente despertou nos meninos um sentimento de pertencimento, na medida em que, juntos, compuseram o grupo, que deveria tocar com parceria, harmonia e atenção aos próprios movimentos e aos movimentos dos demais”, analisou o educador social Paulo Silva.

Além da oficina de ritmos brasileiros e maracatu, houve passeio pela Rua do Porto (ponto turístico da cidade de Piracicaba), onde todos puderam conhecer os arredores do Engenho, caminhar próximos ao rio, e aproveitar um almoço típico do local. O educador frisou o momento de descontração durante a refeição na beira do rio, “Acredito que o almoço foi um momento marcante, tudo ocorreu de um jeito tranquilo, e todos se mostraram unidos ao partilhar o momento”.

O passeio até Piracicaba permitiu aos adolescentes e jovens não apenas conhecer outras paisagens, mas ter contato com ritmos brasileiros e maracatu, tocar instrumentos até então desconhecidos e desfrutar de momentos em grupo, “A coisa do adolescente estar na vida, numa cidade diferente e se deparar com o novo é o que amplia a cultura desses jovens. O estranhamento inclusive é algo super potente para que eles possam olhar para o novo, se abrir e aprender”, finalizou Paulo Silva.

A atividade promovida pelo CRAMI faz parte das ações do projeto Movimento Cultural, que prevê atividades multidisciplinares, a fim de propiciar o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes atendidos pela instituição em diversos aspectos – emocionais, sociais, cognitivos e motores.

O CRAMI Campinas exerce um papel fundamental para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes da cidade de Campinas. Aqueles que quiserem colaborar com os projetos, podem acessar:

www.cramicampinas.org.br/como-colaborar/.