Saiba como combater o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes

No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, 18 de Maio, o CRAMI fez um compilado de materiais que tratam do assunto para que você possa entender e compartilhar informações sobre o tema com familiares, filhos, sobrinhos ou amigos. Afinal, a informação e a denúncia são os meios mais eficazes para não roubar a infância de milhares de crianças. O Brasil ocupa a segunda posição no ranking de países com maior número de ocorrências de Exploração Sexual Infantil, segundo a The Freedom Fund e neste ano de isolamento social, essa questão se torna ainda mais preocupante, pois as notificações chegam principalmente das escolas. Por isso, nesse momento contamos com sua ajuda no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Confira agora dicas de onde buscar informações sobre o tema.

SÉRIES INFORMATIVAS

A Childhood Brasil – que entrou com o apoio técnico ao conteúdo – a Fundação Vale e a Unicef Brasil, em parceria com o Canal Futura, criou duas séries para abordar o tema: violência sexual praticada contra crianças e adolescentes.

Que exploração é essa? (2009)

Que abuso é esse? (2014)

As narrativas fazem uso da linguagem lúdica para tratar de uma das mais graves violações de direitos humanos de crianças e adolescentes, previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8.069, de 1990, e aprofundar os debates sobre o tema.

 

LIVROS

Para crianças:

Sem mais Segredo: Juju, uma menina muito corajosa: O livro infantil conta a história de uma menina chamada Juju, que é muito alegre e repentinamente passa a ficar triste e retraída por guardar um segredo. O objetivo da história é ajudar os adultos no diálogo com crianças pequenas sobre a violência sexual, ensinando-as a reconhecer uma situação de violência, bem como a romper com esse segredo que lhe faz mal. É possível encontrar o livro na Livraria Cultura, na Livraria da Travessa e na Editora Multifoco.

Pipo e Fifi: O livro é sobre a história de dois monstrinhos, uma menina e um menino, que buscam passar conceitos básicos sobre o corpo e trocas afetivas para crianças a partir de 4 anos de idade, indicando o que é normal e o que não é nas relações sociais que estão sendo construídas nessa idade.

Assista ao vídeo ou adquira o livro no site.

Chutando Pedrinhas: A obra é uma conversa entre um pai e sua filha sobre os anseios da garota em relação à vida. Através dessa relação, ambos percebem os padrões sociais e as limitações que eles proporcionam às crianças. Assim, o livro fomenta um discurso baseado na equidade de gêneros e respeito à individualidade.

Download

Para adultos:

Vento no rosto: Apesar de ser um livro infantil, a obra é dedicada a adultos. A história conta as peripécias de Lucas, uma criança aventureira e a sua relação com os pais, que se torna conflituosa depois do filho desobedecer às suas ordens. O livro busca discutir a violência na educação das crianças e como isso pode refletir até mesmo na comunicação entre filhos e pais.

Download

Cartilha Navegar com segurança: Cartilha criada pela Childhood Brasil, em parceria com a ONG Safernet Brasil, referente à conexão de crianças na internet e às maneiras de como prevenir eventuais perigos que a rede proporciona, além de indicar qual é o papel dos pais e educadores nessas ações.

Download

Prevenção e atenção à violência intrafamiliar: apoio às lideranças comunitárias: O material é uma coletânea de informação e conhecimento gerado pelo Instituto Noos sobre violência intrafamiliar e maneiras de lidar com essas situações a partir de experiências com diversas famílias.

Download

Para educadores:

Manual M: Trabalhando com Mulheres Jovens e Manual H: Trabalhando com Homens Jovens: Os manuais são voltados a educadores e educadoras que queiram trabalhar questões relacionadas à sexualidade, saúde, gênero, violência e outros temas referentes à adolescência.

Download Manual H

Download Manual M

Maus-Tratos e proteção de crianças e adolescentes: uma visão ecossistêmica: para profissionais que trabalham com situa­ções de violência intrafamiliar e que desejam aprofundar os conhecimentos acerca do tema. O livro aborda de maneira científica a questão de maus-tratos a infantojuvenis e revela maneiras de lidar com a questão.

Download

Pelo direito à participação: Cartilha referente à atuação do programa 123Alô!, sobre a importância de dar espaço à voz de crianças e adolescentes como seres cidadãos em uma sociedade.

Download

Projeto Quebra Tabu: O projeto foca na educação sexual para crianças e adolescentes, e busca dar ferramentas para os educadores abordarem esse tema com os estudantes. Além de vídeoaulas disponibilizadas no site, há também uma cartilha que serve como apoio às aulas.

Download

Aulas online

Fonte: Childhood

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *